Home Mundo Equestre Doma de cavalo Tudo sobre Doma Racional de Cavalos

Tudo sobre Doma Racional de Cavalos

Desde que os animais estão sendo gradualmente substituídos por máquinas nas atividades agropecuárias e a migração dos cavalos para atividades de lazer e esportes vem acontecendo, existe uma grande discussão sobre doma racional. Se você é um profissional que pretende viver de “doma”, você precisa entender bem o que é, e saber que o mercado está cada vez mais exigente com quem pretende seguir carreira dentro de haras ou centros de treinamento.

Doma Racional

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Domesticação;
  • Comportamento animal;
  • Relacionamento Homem-Cavalo;
  • Técnica de Doma Racional.

O texto foi retirado de uma leitura produzida pelo domador, veterinário e treinador – Leonardo Feitosa, acompanhem a seguir.

 

OS CAVALOS SÃO ANIMAIS DOMÉSTICOS
O objetivo do homem ao domesticar o animal é de torná-lo dócil e servil. Mesmo assim é importante saber que, por mais próximo do ser humano que seja o cavalo, ele tem instintos naturais que não podem ser extinguidos completamente.

OS CAVALOS SÃO ANIMAIS COLETIVOS E INTELIGENTES

Ao observar o animal, nas tentativas cansativas de domá-lo através da força, o homem passou a entender o comportamento do cavalo e fazer com que a doma fosse mais efetiva. Nesse estudo que o homem percebeu que há uma disputa direta de força e ela se dava devido à um comportamento que o cavalo tem de “atacar” para se defender. Além disso, ele observou que os cavalos, por serem “presas” e não “predadores” tendem a andar em manada e, devido a isso, há um líder: o mais sábio e que preserva melhor o grupo.

A AÇÃO INTELIGENTE MUDOU O RELACIONAMENTO ENTRE O HOMEM E O CAVALO
Depois de muita observação e adaptação de técnicas com o passar dos anos, o cavalo passou a ser domado em menos tempo e ambos deixaram
 de ter riscos na integridade física. A mudança das técnicas quando estabelecida trouxe uma nova configuração na relação homem-cavalo, uma relação de respeito e confiança mútua.

DOMA RACIONAL RESPEITA, NÃO MALTRATA.
Na busca por mudanças na doma do cavalo, o homem encontrou soluções práticas que reduziram ao máximo o impacto negativo entre eles. Estando entre elas,  a sabedoria indígena que utiliza, inclusive,  a natureza à favor do adestramento. É respeitando a natureza e os instintos do animal que o 
domador consegue fazê-lo aperfeiçoar suas habilidades.

Sobre o Autor:

Leonardo Feitosa estudou no Colégio Agrícola de Campos de Goytacazes – RJ, Faculdade de Medicina Veterinária de Itaboraí – RJ e estagiou no regimento da Escola de Cavalaria do Exército – André de Neves – RJ, onde tempo mais tarde formou-se Tenente e assumiu o setor de Ferradoria. Anos depois trabalhou em São Paulo como Assistente de Treinador.

Fez curso de Juiz na ABQM (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha) e na ANCR (Associação Nacional do Cavalo de Rédeas). Trabalhou no Rancho On Top, com Kenny Knowlton, com o qual aprendeu e aperfeiçoou técnicas de treinamento, tambor, apartação e doma.

Em 2005 trocou experiências de doma racional com o argentino Oscar Scarpati, renomado detentor da Técnica de Doma Índia. Atua desde 2004 no SENAR/SP e a ministra cursos de rédeas.

Ailson J. Lima
Jornalista, formado pela UFPE e especialista em Marketing Digital, SEO e Inbound. Redator e Growth Freelancer. Apaixonado por história, cinema, tecnologia, cultura pop e filosofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, informe seu nome

Veja também

Cavalos mangalarga marchadores correndo no campo

Cavalos de Raça: conheça as 10 principais raças de cavalo no...

Existem diversas raças de cavalo, mas você sabe identificar os Cavalos de Raça e quais são as maiores raças do mundo? Para...